Desligue o computador e vá ler um livro!
Home Quem somos Fórum Fale conosco

QG Podcast 14 - RPG, venha a nosso vício.


Os RPGs on-line são polêmicos devido as possibilidades quase infinitas que os jogadores tem dentro do jogo.
Neste podcast, Marco, Tom, Léo, Harnest e o convidado Anderslash (Tibiabr.com) participam de uma conversa descontraída sobre esse tipo de game, com ênfase a Tibia que possui tantos adoradores e "odiadores" pelo Brasil. Conheça nossas aventuras, momentos de sorte e azar, um amigo que desmaiou jogando e venha rezar conosco a "oração do tibia", tudo ao som medieval do Rhapsody.

Referências:
- Tibia Podcast
- Vídeo com Marco, Tom e Harn jogando tibia.

QG Podcast 14 - RPG, venha a nosso vício. - Duração: 52 mins

Ouça direto do QG:
    

...ou baixe para ouvir depois clicando aqui.

Você também pode assinar QG Podcast no seu iTunes, basta clicar aqui.

Ativação do LHC


Neste momento falta um pouco mais de 9 dias para a ativação do tão amado e odiado LHC. LHC é a sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons (Large Hadron Collider), trata-se de basicamente um aparelho que acelera prótons próximo à velocidade da luz e os fazem colidir com outras partículas.

Este têm várias frentes de pesquisa ao mesmo tempo, e computadores estão sendo comprados para integrar o processamento e armazenamento de informações que serão estudadas por universidades e institutos de pesquisa.

GoogleAlguns comparam a realidade simulada abordada no jogo Half life, com a ativação do LHC, realidade na qual aborda a sobrevivência humana depois de ocorrer um erro na experiência dando abertura às dimensões para criaturas espaciais tentarem dominar o planeta. Bom em teoria é possível que aconteça qualquer coisa, até pequenos buracos negros, mas que segundo os físicos teóricos seriam tão pequenos que se dissipam rapidamente.

Para os mais curiosos que quiserem acompanhar a contagem regressiva, pode ser feito atrav´s do site LHCountdown.

Harnest já está cavando um abrigo em sua casa.

Mais um do Universo DC

De carona com o novo filme do Batman, sucesso mundial, e do grande evento dos quadrinhos "Crise Final" que está em destaque nos Estados Unidos (Prevista para chegar ao Brasil em um ano), como não poderia deixar de ser, estão surgindo novos e promissores games envolvendo o Universo DC.

O primeiro game conforme já anunciado no QG que está sendo desenvolvido pela Midway, se trata do crossover "Mortal Kombat vs DC Universe", um game de luta que irá envolver a Liga da Justiça e seus principais vilões em uma sangrenta batalha contra os personagens da consagrada franquia Mortal Kombat.

Porém o que está provocando o delírio dos fãs de Superman, Batman e cia, é o game "DC Universe On-line", um MMORPG (RPG on-line) que promete colocar jogadores de jogo o mundo ao lado de seus maiores heróis e vilões, escolhendo o lado que pretende ajudar, é claro.

Imagem do game, grupo do Batman
O interessante de "DCU on-line" é o fato dos principais personagens dos quadrinhos não estarem habilitados para o jogador controlar, ou seja, você criará seu próprio herói, com seus poderes especiais e eles além de interagirem entre si, irão ajudar e acompanhar a galera dos quadrinhos em suas aventuras.

Imaginem a seguinte cena: Lanterna Verde e Batman partem para deter o Coringa e o Sinestro no centro da cidade, enquanto o Batman irá convocar todos os heróis da região para ajudá-los, o Coringa fará o mesmo chamando os vilões para participar da porrada... aí caberá a você decidir se fará parte do grupo de heróis ou vilões e ainda se obedecerá ao chamado pra batalha.
Coringa e seus comparsas
O jogo é desenvolvido pela Sony Online Entertainment e sai para PCs e Playstation 3 em 2009.

Marco fica refletindo sobre qual lado escolher... afinal, ajudando quem será mais fácil de dominar o mundo ?

Projeto de lei para proteção dos advogados

GoogleMais um projeto de lei aprovado por unanimidade pelo Senado Federal causa repercussão, trata-se do projeto 5.245, DE 2005 Altera a Lei Federal nº 8.906, de 4 de julho de 1994, dispondo sobre o direito à inviolabilidade do local de trabalho do advogado, aguarda sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O projeto de lei de autoria do deputado Michel Temer (PSDB-SP), prevê blindagem dos escritórios dos advogados em operações policiais, em resposta a grande reclamação da categoria desde o início das mega-operações da Polícia Federal (PF), que têm como alvo lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e fraudes, acaba cumprindo mandados de busca a apreensão, como no exemplo, em 2005 durante a operação ‘Monte Éden’, a PF prendeu 24 pessoas entre advogados e empresários e promoveu busca e apreensões em cinco escritórios de advocacia.

Tarso Genro, ministro da justiça, informou hoje (25) que o projeto de lei terá o aval do governo se ficar comprovado que não haverá prejuízo às investigações policiais. Ficando a única exceção que admite a busca e apreensão somente se existirem indícios de prática de crime por parte do advogado, neste caso o juiz pode decretar a quebra de inviolabilidade, através de mandado de busca e de apreensão específico.

Harnest acredita que a base do sucesso da constituição é que ela vale para todos e ninguém está acima dela, se não for dessa maneira não existe justiça.

Google Knol - A nova Wikipedia

GoogleO blog oficial do Google noticiou hoje uma novidade. Trata-se do Google Knol, uma espécie de Wikipedia, porém o autor deverá assinar e colocar sua reputação a prova da votação dos leitores, excluindo assim o anonimato oferecido no real Wikipedia.

Segundo o post, o Google não irá atuar como editor de forma alguma, e não irá certificar o conteúdo inserido pelos 'Knols' termo atribuido para os usuários, acreditando que a reputação do usuário seja o suficiente para a confiabilidade da matéria inserida.

O Knol também oferece benefícios que só o google sabe oferecer, de acordo com o critério do autor, um knol poderá exibir anúncios e o Google fornecerá ao autor parte destas receitas substânciais provenientes dos anúncios. Gratificando quem publica bons conteúdos.

Harnest começa a estalar os dedos para escrever como nunca.

Competição Microsoft IMAGINE CUP

A Imagine Cup é uma das mais importantes competições destinadas a estudantes de ensino-médio, superior e pós-graduação. Sob organização da Microsoft, eles são desafiados a apresentar soluções para questões mundiais utilizando tecnologia. Realizada pela primeira vez em 2003, tornou-se uma competição de âmbito global.

O tema deste ano foi "Imagine um mundo onde a tecnologia permite um meio ambiente sustentável" e 63.757 brasileiros se inscreveram na competição, cerca de 30% dos inscritos em todo o mundo.

E numa das categorias, um jogo brasileiro VENCEU ! Para quem quiser conhecer o jogo brasileiro campeão do mundo, mais informações e a versão apresentada na França está disponível para download gratuito no site cityra.

IMAGINE CUP

Harnest gostaria de parabenizar os brasileiros que representaram muito bem seu país, superando países que possuem políticos que apóiam seu desenvolvimento. Fica aqui também o pedido para uma atenção para a formação e apoio às iniciativas e não apenas censuras mal informadas, para que termine a política de desperdício de talentos jovens no Brasil.

QG Podcast 13 - Futuro, grana e etc...


Já decidiu o que fazer da sua vida ? Sabe o que fazer com seu dinheiro ? Já começou a ganhar dinheiro ? Quer ficar rico ? Está feliz pobre ?
Nós não iremos trazer respostas pra nenhuma dessas perguntas hoje, mas não perca Marco, Tom, Harnest e Pi apresentando boas razões pra refletir. Conheça nossos novos patrocinadores, descubra o que é a corrida dos ratos, quem é Kiyosaki, como funciona a bolsa de valores e a famosa mala direta do um real, tudo começando ao som de "Money for Nothing" do Dire Straits.

Livros mencionados:
- Pai Rico, Pai Pobre. (O tal)
- Independência financeira
- Investimentos: Como Administrar melhor o seu dinheiro

Links importantes:
- QG no Jornal da Tarde.
- Fotos da ultima reunião da equipe QGnet.
- Folha Invest.
- Como ganhar dinheiro com Google Adsense.

QG Podcast 13, Futuro, grana e etc... - Duração: 52 mins

Ouça direto do QG:
    

...ou baixe para ouvir depois clicando aqui.

Você também pode assinar QG Podcast no seu iTunes, basta clicar aqui.

Debate de candidatos à Prefeitura de SP

Pela primeira vez no Brasil, um debate aberto entre candidados transmitido via internet.

Realizado pelo provedor IG, o debate contou com a presença de seis candidatos, entre eles, o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM), Paulo Maluf (PP), Soninha Francine (PPS), Ivan Valente (PSOL), Levy Fidélix (PRTB) e Ciro Moura (PTC). Os demais candidatos, segundo o IG, foram convidados, mas preferiram ou não tiveram a disponibilidade de participar.

Este fato, além da importância política usual, tambem apresenta o reconhecimento da internet como meio de comunicação sério, onde se encontram não apenas "Amiguxos", e sim muitas pessoas que buscam informação séria através da rede.

Abaixo o video do debate:



Para maiores informações, de resumos escritos de perguntas no site do provedor.

Harnest fica na torcida para que os candidatos levem a sério o público "internauta", pois estes costumam ser mais exigentes do que a média dos outros meios.

BATMAN - The Dark Knight

Se você ouviu o QG Podcast número 5 deve ter ouvido nossa expectativa pelo filme do Batman! Passado Homem de Ferro e Hulk, e muitos outros filmes que bombaram esse ano em outro, chegou a hora da verdade do Morcegão.
Pôster
A continuação do surpreendente Batman Begins corresponde à todas expectativas criadas em torno do filme. Batman: O Cavaleiro das Trevas surpreende em um ponto, Joker foi tão bem feito pelo, até então, suicida-em-potencial-cowboy-gay Heath Leadger que acaba aparecendo e enchendo os olhos muito mais do que o herói. Me peguei algumas vezes até torcendo para o vilão no meio do filme.

Gotham City está muito próxima do caos total, hordas de delinqüentes aterrorizam os civis e o promotor-público Harvey Dent, fura-olho-de-morcego, novo namorado de Rachel, ao lado de Batman são as únicas esperanças da cidade contra toda essa galera do mal. Como se não bastasse, os bandidos comuns, os policiais corruptos e políticos normais, surge Coringa, um dos mais insanos e inexplicáveis vilões da história do cinema, conhecer suas motivações pode te levar à loucura, e a ironia é sua principal companheira. Muita ação, suspense e um roteiro muito inteligente no, agora sim e pela oitava vez nesse, filme do ano.

Pode ir tranquilo... Agora saberemos o que é BATMAN, CORINGA e DUAS-CARAS. Sorry Jack Nicholson e Tommy Lee Jones



Entrevista com Coringa, Duas Caras e mais em trilhafilmes.com.br .
Com Colaboração de Nann.

Iphone 3G – Desbloqueado primeiro no Brasil

Desafio Anti-crackerUm grupo americano até cantou vitória antes da hora, mas quem conseguiu quebrar primeiro o bloqueio do novo iPhone 3G foram os brasileiros.

O feito realizado por Breno Macmasi e Paulo Stool, donos da Desbloqueiobr, foram os primeiros do mundo a desbloquear o iPhone 3G. Funciona do mesmo jeito que era feito com o iPhone original. Um adaptador SIM engana o aparelho ao forjar uma identidade legal fazendo o celular acreditar que está funcionando na rede em que deveria.

O desbloqueio, no entanto, não será tão vantajoso como acontecia na geração anterior. Antes, quem estava disposto a ter um aparelho 'pirata' precisava apenas comprar o aparelho e, em vez de assinar o contrato com a operadora AT&T, utilizar o programa para desbloqueá-lo. O 'jeitinho' permitiu que o telefone, mesmo vendido oficialmente apenas nos EUA, se tornasse um fenômeno mundial.

Agora, além de pagar pelo telefone, o usuário é obrigado a assinar contrato com a operadora de telefonia parceira da Apple antes de deixar a loja. A tática será repetida em todos os países que tiverem a venda oficial do iPhone - no Brasil, duas empresas já anunciaram que devem disponibilizar o aparelho para seus clientes.

Foram três dias para vender um milhão de unidades do iPhone 3G e quatro para surgir o primeiro aparelho desbloqueado.

Neste momento os especialistas da Permanent Privacy, devem estar se perguntando se sua criptografia é mesmo segura. É bom estarem preparados porque os brasileiros estão chegando. Maiores informações no site do DesbloqueioBr.

Harnest está orgulhoso do considerado por muitos "país indigena" conseguir provar sua capacidade e torce para decifrar a criptografia proposta e trazer mais este orgulho para os brasileiros.

Desafio - Software Anti-cracker

Desafio Anti-crackerA empresa Permanent Privacy anunciou o primeiro sistema de criptografia em computação que seria absolutamente indecifrável, protegendo totalmente dados e arquivos de ameaças como ataques de crackers. E, para provar a eficiência do sistema, está oferecendo US$ 1 milhão para quem conseguir decifrá-lo.

Mesmo com vários exemplos como o IPhone que 'não funcionaria' nas operadoras do Brasil o software foi apresentado por Peter Schweizer, um dos principais especialistas em criptografia que apresenta um modo de codificar uma informação de modo que ela não seja decifrada por estranhos - de Harvard, segundo a PRNewswire. A técnica aguarda registro de patente sob o nome Permanent Privacy.

Começa alguns pontos de arrenpendimento, a empresa cobra a licença, na qual quando comprada dá direito a participar do desafio de US$ 1 milhão. Mas a empresa adianta: "somente os verdadeiros cínicos e os incrédulos precisam participar", já que "nunca alguém será capaz de decifrar textos ou arquivos criptografados com o PP".

O software pode ser baixado do site da Permanent Privacy por US$ 39 (cerca de R$ 62,00).

Harnest levando em conta a capacidade humana de fazer o que não pode da uma semana no máximo para este software. A empresa acaba de perder US$ 1 milhão.

Internet a mercê da ignorância

War GamesRetomando ao já discutido assunto sobre a liberdade e internet, porém dessa vez em termos mais abrangentes.
Na última quarta-feira a Comissão de Constituião e Justiça do Senado, aprovou o projeto de lei cujo relator é o Senador Eduardo Azeredo (PSDB) que gera grandes incertezas do futuro da internet no Brasil.

O projeto de lei refere-se aos chamados cibercrimes, e já prevê a punição para infratores. Entre os crimes previstos estão, estelionato eletrônico (roubo de senhas para ter acesso a contas bancárias), divulgação indevida de informação, obter ou transferir dado ou informação disponível em rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado, sem autorização ou em desconformidade à autorização, do legítimo titular, quando exigida.
Isso leva a mais interpretações abrangente, pelo texto seria crime o simples fato de acessar um site, pois os dados do site ficam temporariamente armazenados no disco rígido e na memória RAM do computador

Em relação aos provedores de acesso, o projeto cria quatro obrigações: manter por três anos dados de endereçamento eletrônico de origem, data hora da conexão; preservar, após requisição judicial, informações requisitadas; e informar em sigilo à autoridade competente denúncia que tenha tomado conhecimento e que contenha indícios de crime.
Os provedores alegam que não é seu papel o dever de polícia. O texto já foi alterado anteriormente com mias de 20 emendas, mas ainda estes estão obrigados a manter ambientes controlados e de segurança os dados de conexões realizadas por seus equipamentos. Que burocratiza o serviço alem de encarece-lo, sob multa de R$ 2.000,00 à R$ 100.000,00.

Apesar de aprovado, o projeto sofre duras críticas de ONG´s (Organizações Não Governamentais) como a ONG Safernet (Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos). "É uma tentativa extrema de resolver a criminalidade cibernética, que não surtirá efeito. O criminoso vai se conectar por meio de provedores no exterior, que não se submetem à legislação brasileira, ou usará laranjas [terceiros] e identidade falsa no Brasil", afirma seu presidente Thiago Tavares.

Para Tavares, o projeto, se aprovado, irá burocratizar e restringir o acesso à internet. "Não se pode acabar com a rede, em nome da segurança, porque ela nasceu com a perspectiva de ser livre e trouxe conquistas muito grandes, como a liberdade de informação e de conexão", afirma. Para ele, os provedores tenderão a dificultar o acesso das pessoas à rede mundial de computadores, com medo de serem responsabilizados criminalmente por atos dos usuários.

O projeto vai na contramão da democratização do acesso à internet, ou inclusão digital, pretendida pelo governo.

O primeiro ponto defendido pelo senador, é que o projeto de lei nos alinha com o primeiro mundo. Primeiro mundo, no qual seguiu o caminho natural de regulamentação da rede, é primeiramente estabelecer um marco regulatório civil, para a partir daí definir as regras criminais.
“Para inovar, um país precisa ter regras civis claras, que permitam segurança e previsibilidade nas iniciativas feitas na rede (como investimentos, empresas, arquivos, bancos de dados, serviços etc.). As regras penais devem ser criadas a partir da experiência das regras civis. Isso de cara eleva o custo de investimento no setor e desestimula a criação de iniciativas privadas, públicas e empresariais na área.

Isso acontece especialmente pela abrangência e incertezas geradas pelo projeto, que usa conceitos vagos e amplos ("dados", "sistemas de comunicação" e outros) para regular um assunto que demanda discussão técnica prévia, que ainda não foi feita no país”, diz o A2Kbrasil.

Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Entre essas por exemplo, a exposição de citações de autorias em blogs como está sendo feito agora nesse caso.

O que fazer?

Existe uma petição realizado por professores de diversas universidades direcionado ao Senado Brasileiro, que está recolhendo assinaturas. Neste momento já somam 36682 assinaturas recolhidas. Assine aqui.

Harnest entende por internet o conceito de liberdade, onde as informações são democrática independente de notícias tendenciosas. E também acredita que o senado deveria tratar o assunto com a atenção que o mesmo merece e não apenas como um desvio de holofotes para os casos que denigrem cada vez mais a imagem da casa perante a população, como o caso do mensalão mineiro. O que os Srs senadores não contavam é com a qualificação dos usuários de internet que se diferem das tendências políticas do povo em geral.

QG no JT!

Estava lendo nesta manhã o 'Jornal da Tarde' de hoje (10/07/2008), eis que no caderno "Link" encontro uma matéria sobre podcasts, após ler o texto, encontrei uma lista de podcasts indicados pelo jornal, entre eles, o QG Podcast!

Abaixo as imagens do jornal e da matéria em que somos citados:
Jornal da Tarde, caderno Link

Agradecemos ao Jornal da Tarde e aos jornalistas Filipe Pacheco e Filipe Serrano pela referência.

Reunião da equipe QGnet

EXTRA EXTRA EXTRA!
Ok, não precisa prestar tanta atenção assim pois essa não é uma das notícias mais relevantes postadas aqui no QG, mas enfim... Tivemos ontem uma reunião de equipe no boliche do Shopping Interlagos, em São Paulo.

Equipe Reunida
Esquerda para a direita: Léo, Tom, Harn e Marco.

Além da confraternização, utilizamos esta reunião para debater melhorias no site e no podcast, além de levantar pautas, temas e discutir sobre as edições futuras.
Jogando bolicheAproveitamos ainda para inaugurar nossas camisetas do QG, com as quais iremos perambular pela cidade nos próximos dias e tiramos algumas fotos, uma boa oportunidade para quem sempre teve preguiça de clicar em "quem somos" nos conhecer.


Como não poderia deixar de ser, rolou uma pequena competição no boliche e para ficar documentado, seguem os resultados das duas rodadas que jogamos:
Resultados
Harn ganhou uma partida e ficou em último na outra, em que o Tom ganhou (eu fiquei em segundo nessa... ^^)

Concluindo, a reunião foi divertida, tomamos algumas decisões e tivemos algumas idéias, aguardem por novidades...
Infelizmente o PI e o Alan não puderam comparecer, mas planejamos novas reuniões como essa, contando com a participação de todos os colaborares, amigos e quem sabe anunciamos com antecedência para contarmos com a participação de nossos visitantes e ouvintes do podcast.

Galera indo embora depois do jogo

Marco diz: Visite e continue visitando o QGnet.com.br ...please.

Hancock, um herói diferente

Hancock!Está em cartaz nos cinemas de todo o mundo, o filme "Hancock" que conta como o super-herói interpretado por Will Smith combate o crime sempre bêbado e mau-humorado, quando salva o dia, o faz do seu jeito, causando prejuízos enormes à cidade e à sua própria imagem. É então que entra em cena Ray Embrey (Jason Bateman), um relações públicas, que depois de ter sua vida salva por Hancock decide mostrar ao mundo que por baixo da figura do beberrão inconseqüente, existe um herói de verdade.
No elenco também estão Charlize Theron (a esposa de Ray, que tem importância surpreendente na história), Daeg Faerch, Darrell Foster, Lauren Hill.

Espere muito humor, ação, efeitos especiais e drama familiar (!) neste filme excepcional que atingiu uma excelente bilheteria em seu final de semana de estréia nos Estados Unidos (107 milhões de dólares) ficando a frente de Kung-fu Panda, Wall-E e Incrível Hulk. Só faltou aquela "mega-super-cena-heróica-de-ação", pois enquanto o Homem-aranha se sacrificou pra salvar um trem (em H.A.2) e o Superman jogou uma ilha de kriptonita no espaço (em S.Returns), o Hancock só... bom, assistam ao filme.

Um fato interessante ligado a este filme, foi a declaração recente de Jon Favreau, diretor do "Homem-de-ferro", que disse estar ansioso para ver como o alcolismo do Hancock seria apresentando ao público e como este receberia tal singularidade do herói, para desenvolver o problema com a bebida de Tony Stark em "Homem-de-ferro 2".

Marco está em dúvida se a lei seca se aplica a super-heróis.

QG Podcast 12 - Fatos e Micos


Você já pagou um mico que pareceu mais um gorila ?
Nesta edição, Marco, Léo, Harnest e Drika relembram histórias engraçadas e revelam seus maiores mico contando sobre um show do Menudo, o racha entre o Zé e um possante, o ataque do chupa-cabra e mais um hit surge para as paradas musicais...

QG Podcast 12, Fatos e Micos - Duração: 42 mins

Ouça direto do QG:
    

...ou baixe para ouvir depois clicando aqui.

Você também pode assinar QG Podcast no seu iTunes, basta clicar aqui.

QG na Teia de Podcasts!

Teia de Podcasts

O site "Teia de Podcasts" divulgou o ranking dos episódios de Junho e entre eles o QG Podcast ficou muito bem colocado, chegando a levar o primeiro lugar no quesito divertimento através do programa 11, sobre shows, e como não poderia deixar de ser, fomos lembrados na categoria destinada a comentários negativos também.

Este ranking é divulgado mensalmente na Teia de Podcasts e deixa em destaque as edições mais votadas durante o mês, agradecemos a todos que votaram em nós, parabenizamos todos os participantes que apresentam podcasts muito bons regularmente e saudamos a Teia pela iniciativa. Prometemos nosso empenho em melhorar a qualidade do QG Podcast cada vez mais.

Abaixo você pode conferir as listas em que aparecemos, inclusive o TOP 10, onde estão os QG Podcasts 10 e 11. E para visualizar a relação completa, acesse a Teia clicando aqui.
Os mais divertidosOs mais brlhantes
Os mais legaisTOP10
Comentários Positivos
Comentários Negativos

Atualização: Teia em novo endereço, teiacast.com.br .

Wargames – Miniaturas

POR - CMTE Felipe,

Wargames são jogos que retratam ações militares através de simulações de batalhas. Essas simulações podem ser feitas por computador ou usando-se miniaturas e o jogo é dividido em turnos e as batalhas são disputadas através de dados que variam a quantidade (Até 12 dados) de acordo com a força do personagem, diferente dos jogos de estratégia em Real-time, como a série Warcraft® ou Age of Empires® e diferente do RPG, apesar deste estar dividido em turnos também.
Agora que todos sabem alguma coisa a respeito de wargames, vamos falar dos que usam miniaturas, em especial um que representa as grandes batalhas que ocorreram na Terra Média (Para os leigos, batalhas ocorridas na trilogia do Sr. dos Anéis):



Neste jogo qualquer batalha ocorrida na Terra Média tem condições de ser recriadas, desde as batalhas da sociedade do anel, enfrentando os goblins de Moria ou os uruk hais em Amon Hen, as batalhas colossais da 1° era onde os elfos enfrentaram os orcs pela primeira vez até as batalhas em larga escala da 3° era, como a batalha por Minas Tirith ou a Batalha pelo Abismo de Helm.



O hobby envolve vários aspectos: a leitura das regras do jogo, pintar as miniaturas e montar os cenários para jogar.
As regras do jogo são fáceis de aprender, apesar de serem volumosas para abranger todos os aspectos de uma batalha: Elas acabam ficando intuitivas depois de duas ou três partidas, e você somente precisa aprender o básico das regras, o avançado pode-se sempre consultar o livro de regras para saber o que acontece quando um cavalo não consegue pular um obstáculo ou quando as tropas ficam desmoralizadas.
WCGO jogo é dividido em turnos como dito acima e o turno é dividido em três fases: Movimento, disparo e combate. Na fase de movimento, as miniaturas podem ser movidas de acordo com o perfil delas, algumas podem ser movidas a uma distância maior do que outras, por exemplo, um humano pode ser movido até 14cm, um cavaleiro por 24cm, um hobbit 10cm e assim por diante e as magias podem ser aplicadas. Quando a base de duas miniaturas se encostam nessa fase, na o combate será resolvido na fase de Combate. Na fase de disparo as miniaturas portando armas como arcos, bestas, pedras, etc podem atirar e na fase de combate as lutas corporais são resolvidas.
Cada miniatura tem seu perfil, suas características como coragem, habilidade de combate, magias, armas, força, etc.
O outro aspecto do hobby são as pinturas das miniaturas. Elas vem sem pintar e a principio pode parecer chato e trabalho, mas com o tempo aprende- se a valorizar a pintura do seu exercito, deixando traços característicos do seu próprio exercito. Clicando aqui pode-se encontrar passo a passo como é feita a pintura de uma miniatura, na qual gasta-se em média 2 horas para pintar.

Na foto abaixo, pode-se encontrar exemplos da mesma miniatura pintada com diferentes padrões para personalizar seu exercito.



War GamesPor fim, o ultimo aspecto importante do hobby é a construção de cenários. Como a maioria do pessoal não tem espaço em casa para construir uma mesa grande ou mesmo uma pequena, os jogos são feitos em cima de um pano verde ou marrom e com pequenos cenários, como casas, arvores, torres, os quais são facilmente guardados em um lugar pequeno. Essas construções podem variar de acordo com o exercito que você jogar, por exemplo, Rohan tem várias cabanas de palha e madeira.

WCGMoria tem vários lugares rochosos e cavernas, Minas Tirith (Gondor) tem várias construções de pedra e assim por diante.

Exemplos de contruções feitas usando materiais sucateados e muita imaginação.



É um hobby trabalhoso, mas a recompensa de poder jogar uma partida encenando seu trecho favorito do universo da Terra Média, visualizando cada aspecto da batalha e comandando você mesmo as tropas. Para quem se interessou, vale entrar no Site Oficial da empresa que produz as miniaturas, e para quem quiser entender mais do hobby, pode fazer parte da Comunidade brasileira onde são tratados todos os aspectos do hobby, assim como os novatos são orientados.

A única vez que Harnest ganhou uma partida, foi por desistência do adversário depois de 3 horas e nenhum ataque.