Para aqueles que não conseguiram acampar uma semana nesse grande evento, será relacionado aqui o que rolou de mais importante e interessante nessa feira.
Retirantes famintos de tecnologia e conhecimento, clamando por inclusão, viciados em velocidade, estiram suas barracas. Escutaram o chamado de todos os cantos do país: São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia.
O evento teve a abertura com importantes ícones de nossa sociedade (nacional e internacional) tais como Gilberto Gil (Ministro da Cultura), Stephen Hawking (considerado maior físico teórico depois de Einstein) entre outros. Nesse mesmo dia a Campus Party já fazia justiça a sua fama quando disponibilizou o Kung Fu virtual (Kick ass Kung fu) o destaque desse jogo é o reconhecimento de chutes e socos do jogador, dando a sensação de estar dentro do jogo.
Parte do evento foi transmitido pela TV Software Livre (tv.softwarelivre.org), cobrindo palestras, oficinas, além de outras atividades, um dos setores de maior destaque com a palestra de uma das mais respeitadas figuras do movimento internacional de software livre Jon “Maddog” Hall. Ainda nessa área foi apresentado a oficina de criação de programas interativos com software da tv digital brasileira, além do Cinema Livre mostrando filmes criados com programas Open Source.
Na área de robótica foi apresentado o cachorro-robô (Aibo) desenvolvido por uma faculdade de Engenharia de São Paulo em conjunto com a Sony. Ele responde a carinhos, assimila ‘broncas’ até brinca com seu osso e também reconhece o rosto do dono mostrando que o nível tecnológico brasileiro que apesar de poucos incentivos tem grandes avanços.
Já na parte de games, foram realizadas várias atividades como as competições de jogos de diversos tipos. Alguns jogos como o Unreal Tournament 3 entrou na competição mesmo antes de ser lançado no Brasil. E conforme anúncios o campeonato de Counter Strike foi cancelado deixando apenas jogos que não prejudicam o desenvolvimento humano (Medal of Honor Airbone, Quake 3 e etc).
O link fornecido de aproximadamente 5,5 Gbps foi aproveitado até o ultimo bit pelos ‘campuseiros’ que postaram em seus blogs, jogaram em rede e compartilharam opiniões na rede.
E uma das melhores novidades é que para quem não teve chance de participar dessa edição terá uma nova oportunidade em 2009.
Para mais informações acessem o blog oficial aqui.
Conclusão – Campus Party Brasil
Postado por Harnest 1 comentários
Categoria: Eventos, Tecnologia
Selo "Opressão Game, NÃO!"
Continuando a campanha "OPRESSÃO GAME, NÃO!", estamos disponibilizando aqui um código para que a nossa luta seja ampliada aos sites e blogs de vocês através de um selo, basta copiar o conteúdo da caixa abaixo e adicionar onde quiserem!
Vamos divulgar a campanha e lutar por essa causa!
Postado por Marco (QGnet) 1 comentários
Categoria: Campanhas
Charge - Game Over!
Aqui está a charge do mestre Maurício Ricardo que referenciamos no ultimo podcast, esperamos que gostem, é genial!
Postado por Marco (QGnet) 1 comentários
Podcast 3 - Opressão game, NÃO!
Estamos iniciando campanha contra a proibição de jogos e este podcast lançado em critério de urgência mostra como a equipe QGnet está insatisfeita com a situação.
QG Podcast 3, Opressão game, não! - Duração: 23 mins
Ouça direto do QG:
...ou baixe para ouvir depois clicando aqui.
Postado por Marco (QGnet) 13 comentários
OPRESSÃO GAME, NÃO!
Iniciada a campanha da equipe do QGnet, contra a decisão Judicial da 17ª Vara Federal, julgada por muitos (Inclusive professores, sociólogos e claro jogadores) como uma decisão equivocada e sem embasamento.
Para quem ainda não está por dentro do assunto, segue um breve resumo dos fatos ocorridos:
Através de uma ação na Justiça de 2002, o procurador da República em Minas Gerais Fernando de Almeida Martins, solicitou em outubro de 2007, que seja proibido a comercialização do jogo Counter Strike. Uma decisão do juiz da 17ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais proíbe a comercialização do jogo no território nacional, mas segundo a Folha Online, Fernando de Almeida afirma que o texto refere-se a utilização comercial do jogo, obrigando assim Lan houses a excluir o jogo de suas listas de software, o único uso que estaria liberado é o residencial.
Tal decisão só tornou-se pública com o anuncio no dia 17 de Janeiro pelo PROCON/GO (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) que haveria recolhimento dos jogos no estado.
Com isso foram gerados protestos em vários sites diferentes, inclusive foi criado o Blog LiberdadeGamer exclusivamente para protestar contra essa ação civil pública. Adquirindo estes protestos, grande repercussão na mídia escrita e falada, mas quando se intera um pouco do assunto pode-se notar que grande parte das matérias jornalísticas são tendenciosas ou tratam do assunto superficialmente.
Um ponto preocupante é a imagem do país que fica manchada internacionalmente, por cancelar competições de Counter Strike do maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo a Campus Party que é realizada pela primeira vez no Brasil e esperamos que tal decisão não prejudique o planejamento e organização de futuros eventos no país.
A decisão de tão absurda mostra-se de fácil contra-argumentação devido como ficou claro o nível da falta de informação e tão pouco preocupação de consultar a pessoas especializadas no assunto, fato que pode ser provado pela própria decisão que proíbe a comercialização de um jogo (Everquest) que é adquirido através da internet e não tem centros de venda nacional.
A Equipe QGnet entende isso como uma afronta à liberdade que a constituição e a democracia nos provém, conquistada a sangue pelos brasileiros, e que todos, não só como jogadores, mas como cidadãos tem por obrigação ao menos protestar contra a mesma atitude prejudicial tomada a 30 anos atrás contra as músicas e cinema.
Por esse motivo está sendo lançada uma campanha “OPRESSÃO GAME, NÃO” que queremos estender a quantos sites/blogs forem possíveis, para isso estamos lançando um selo, entrando em contato com sites que apóiam o protesto e nos próximos dias lançaremos um Podcast comentando o assunto.
Todos que tiverem suas campanhas e quiserem juntar forças por favor entre em contato conosco, vamos levar adiante e nos fazer ouvir!
Contamos com o apoio de todos,
Equipe QGnet.
Postado por QGnet 6 comentários
Podcast 2 - Desenhos
A nossa equipe titular, Marco, Léo, Tom e Harnest, relembrando grandes momentos de infância e descobrindo os segredos mais íntimos entre um de nossos membros e seu cobertor.
Obs.: Depois de tanta propaganda da Cartoon Network, queremos receber uns dólares. rs.
QG Podcast 2, desenhos animados - Duração: 56 mins
Ouça direto do QG:
...ou baixe para ouvir depois clicando aqui.
Postado por Marco (QGnet) 6 comentários
Categoria: Podcast